Colunas

20 de julho de 2011

Musicall #1: Tem Rock na Igreja?

Tem Rock na Igreja?

Sempre gostei de rock. Desde criança. Enlouquecia com som de guitarra, queria ser músico também, tocar como os feras, ter uma banda, etc. Quando conheci a Jesus, veio uma dúvida: Tem rock na Igreja? Acho que não, até por que dizem que é coisa do diabo. Mas recordo de entrar no templo pela primeira vez, e eis que o pastor louvava ao Senhor empunhando uma bela duma Stratocaster creme, tipo aquela do Jimi Hendrix ou do Blackmore. Pensei que fosse encontrar alguém tocando um teclado com uma bateria programada, e todos com um folheto na mão cantando a uma só voz, ou quase isso. Não que este fosse o motivo de eu estar lá, e menos ainda de permanecer firmado até hoje. Deus tinha um propósito muito grande.
Aí conhecendo um, conhecendo outro, me enturmando... a pergunta:
-          Tem rock na igreja?
-          Tem.
-          Tipo o que? Rolling Stones? Creedence?
-          Ah, tem o Resgate, Oficina G3...
Dei uma escutada, achei muito legal, mas não era bem aquilo.
-          Tá. E tipo em inglês?
-          Sim, tem o Deliverance, o Tourniquet.
-          Bah. Muito louco, pesado pra caramaba, mas...
-          Eu to falando de rock antigo, clássico.
-          Mas é antigo!
Tem gente que acha que antigo é 80’ ou 90’s. Deixa assim.
Um dia me falaram de um tal de Petra. Era um Hard Rock, meio progressivo, dos anos 80, com bastante teclado e um vocal muito fera. Fui pesquisar mais, e descobri que os caras tocavam desde o começo dos anos 70.  Opa, aí deve ter coisa boa. Mas e achar um som dos caras dos anos 70. A Internet ainda não era tudo isto.
Anos mais tarde, vasculhando Porto Alegre, eis que me deparo com “Come and Join Us”, baita disco de 1977, um dos melhores que ouvi na vida. Bateria clássica dos anos 70, guitarra com um timbre de arrepiar, vocal muito legal, baixo bem presente, como rock de verdade tem que ser: básico, honesto, mas com pegada. E os caras começam o disco com uma música que eu achava que era do Kiss!!! “God Gave Rock’n’Roll to You”, provando que o diabo não é pai de nada, muito menos do rock. O disco segue impecável, por mais oito músicas, com destaque para “Ask Him In”, que tem um riff de respeito, que mostra o líder da banda Bob Hartman, como um grande guitarrista, e a faixa título “Come and Join Us”, com um refrão muito empolgante.
 Vou te dizer, se não ouviu este disco ainda, não sabe o que está perdendo. Obra-prima. Tem rock na igreja sim!!! E dos bons.

Por Jaen Wilk

4 comentários:

Não tem sensação melhor que se entregar nos braços do Pai e louvar a Ele, SOMENTE a ELE e esquecer que o resto do mundo existe ouvindo aquele som perfeito feito com os dons que Ele nos deu! Deus pode mudar tantas coisas através da música ou de uma música, só vivendo isso pra tem noção! não perde tempo!

Pois é, glorifico a Deus pq Ele é perfeito e Ele criou todos os sons e deu talento aos seus filhos!
Obrigada Senhor pq tem ROCK na Igreja sim! Ele sabe de todas as coisas, pq como seria semgraça a vida sem Rock e sem muito barulho!

Ah esse cd do Petra é sensacional, vc tem que ouvir, sem falta!!! eu tenho ehehehe

Meu... Baixei esse CD do Petra! Cara, muito legal! Vale a pena ouvir! Quem curte Rock Clássico, vai com certeza gostar muito desse CD!