Colunas

23 de julho de 2010

Procuradoria Geral entra com ação que pode fechar o Orkut no Brasil

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra o Google, citando que a rede social Orkut, a mais popular no Brasil, “teria se tornado palco de condutas ilícitas e criminosas. A ação afirma que dentre os delitos estão “crimes contra a honra, apologia ao crime, pedofilia, falsa identidade, dentre outros”.

O órgão entende que, mesmo não podendo atribuir à empresa os crimes cometidos pelos usuários, o Google é corresponsável a partir do Orkut porque os problemas acontecem “em função de falhas na gestão do sistema”. A Procuradoria afirma que a empresa não possui qualquer mecanismo eficiente de controle do conteúdo, impedindo de verificar a identidade daqueles que acessam o seu serviço.

O Google tem 120 dias para tomar providências que possam impedir os crimes cometidos no Orkut. Na lista de medidas estão manutenção de IPs e de registros de acesso de usuários em comunidades, desenvolvimento de um sistema que identifique perfis, comunidades ou páginas dedicadas à pedofilia e a crimes, inclusive de marcação de brigas entre torcidas de agremiações esportivas rivais, comunicando a existência ou suspeita de existência imediatamente ao Estado. Um sistema com palavras-chave seria criado para facilitar a busca por estes temas.

Em caso de descumprimento das medidas, a Procuradoria requer que o Orkut seja fechado e que uma multa diária de R$ 100 mil seja aplicada contra o Google. A ação apresentada na 10ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro, ainda solicita que seja realizada uma campanha midiática, incluindo jornais, rádio e televisão em horário nobre, com o objetivo de alertar pais e responsáveis sobre os riscos de utilizar a internet e o Orkut. (via g1.globo.com)

fonte: BR-Linux.org de Augusto Campos

_.Meki._

7 comentários:

boa noticia
bah mas o complicado é que isso realmente interfere em muita coisa..
o Okut tem os prós e contras, credito que a google vai dar um jeito, pq eles lucram muito com o orkut..

sem conta que um monte de gente só mantém contato através do orkut..

verdade, faz tempo q o orkut ta sendo usado pra coisa errada, agora ao menos a Google vai se obrigar a fazer algo diferente.

Bãã q situação! Assim como já foi comentado o orkut tem seus lados bons e ruins, mas acho q primeiramente dve se visar o lado ruim, e ver as conequências maléficas q o mesmo tem trazido...
Pois muitas pessoas sofrem muita viol}Ência através deste...

Este comentário foi removido pelo autor.

E por outro lado, caso o orkut permaneça na ativa, deve-se criar uma fonte de segurança verdadeira! P que aqueles que usam o mesmo de uma forma boa, continuem usufruindo dele!
GBy

Eu acho que estão extremamente certos, porque se ninguém não fazer nada, os caras deitam e rolam :/