Colunas

19 de julho de 2010

GERANDO VERDADEIROS DISCÍPULOS


IMPORTANTE ...

Estamos vivendo a geração geradora de discípulos. Em pleno terceiro milênio estamos voltando aos primeiros passos de onde nunca deveríamos ter saído. Se tivéssemos mantido o discipulado desde o inicio não teríamos algumas dificuldades que temos hoje. Discipulado é acompanhamento.

No discipulado podemos compreender dois tipos de discípulos: das células e do G12. Nas células, eles são chamados de discípulos indiretos, porque um dia serão migrados para o G12, onde receberão o ensino de caráter diferente. Então, G12 é o discipulado direto, onde discipulamos para implantar uma só mentalidade no Governo. Aí há uma formação onde o caráter de Deus é padronizado em suas vidas. Quando o Governo não tem uma mentalidade padronizada é um grupo e não um governo.

Mas, como formar discípulos em um século tão individualista, tão nelvrágico, chamado o século nervoso? Como podemos consolidar os discípulos se cada um está preocupado com suas individualidades, ocupados com suas próprias agendas, onde cada um se tornou pregador de sua própria liberdade e cúmplices de seus próprios conceitos. Ao mesmo tempo com uma ausência terrível de cuidado. Porém, Deus quer que transformemos tudo isso pelo poder do Seu amor, que é verdadeiro e que nos consolida de forma verdadeira. Assim, veremos como gerar verdadeiros discípulos:

1. Entendendo que é necessário o "desmame"

Não podemos caminhar como se estivéssemos mamando o tempo todo (Hb 5:12-13, I Pe 2:2). Somos adultos, temos a personalidade da Visão e vamos caminhar nela. O G12 é um desmame. Quando estamos no Governo significa que estamos desmamados. É necessário entender que o discipulado faz muitas exigências, mas o G12 já é um discipulado maduro. Carneiro e ovelha adultos não mamam mais. Mamar é para cordeirinho e há pessoas que amadurecem, mas não querem crescer nem nas emoções e nem no espiritual.

2. Conhecendo o objetivo do Governo

O Governo dos 12 deve ser constituído por verdadeiros discípulos, porque não é ajuntamento de um grupo, mas formação de uma equipe, de um governo. O G12 é uma máquina que gesta, amamenta e amadurece os discípulos, formando personalidade e ensinando-os que tudo é possível quando se decide obedecer e cumprir a vontade de Deus. A reunião de G12 não é só para se passar ordens, mas para se formar caráter. Os discípulos precisam ser tratados e receber verdadeira assistência de Governo, reunindo uma vez por semana. Em sete dias podemos limpar todo o organismo e arrancar as toxinas.

A partir de hoje, se sua equipe arrefecer o ânimo a tarefa está em suas mãos. Consolide os seus discípulos ou seus 12 uma vez por semana, tenha isso como uma sugestão ordenada e diga a todos os que estão debaixo da sua cobertura que precisam reunir uma vez por semana e então, não perderão o ânimo e veremos toda Manaus convertida. Por intermédio dessa estratégia todas as nações se converterão e o nome de Jesus será exaltado.

3. Ensinado a cumprir princípios

Só é verdadeiro amigo e discípulo quem cumpre princípios (Jo 8:31, 13:35, 15:8 e 15:15). Hoje sabemos o que devemos fazer e às vezes temos dificuldade em obedecer. Algumas pessoas entram em depressão por causa da desobediência. Toda pessoa deprimida tem por trás um argumento, um histórico de pecado, não adianta colocar a culpa em hormônios, etc. Satanás é senhor dos argumentos, é torturador de alma e quer prender e acusar para colocar a pessoa em casulos e cadeias, mas para isso se manifestou o Filho do Homem. Quando você vir um discípulo falando mal de você querendo questionar a idoneidade da Igreja, do pastor, pode olhar, está flechado, tem argumentos na sua vida.

4. Ensinando a não transferir problemas

Quando o discípulo não estiver bem espiritualmente, deve correr para o seu discipulador, que apesar de não ser perfeito, com certeza irá ajudar. Ensine seus discípulos a não trocarem de discipulador, ame-os e, ainda que o discipulado seja duro, o discípulo de permitir-se discipular. Quando trocamos de discipulador simplesmente transferimos o problema, mas não resolvemos.

5. Tornando-se exemplo

Quando corrigimos alguém somos mal interpretados porque as pessoas não gostam de ser corrigidas. Ser um bom discipulador é tarefa para quem é bom discípulo. No discipulado você é exemplo, só fala aquilo que faz. Não deixe que seu discipulado vire uma chefia onde se dão ordens, mas nada se faz. Jesus disse que o discipulado vem para fazer do discípulo um amigo do líder e, aí, nasce Provérbios 17:17: "em todo tempo ama o amigo e na angústia nascerá o irmão". O verdadeiro discipulado é aquele que faz de um amigo um verdadeiro irmão na hora da angústia. O dia da angústia vem e devemos permanecer firmes, mas quem é que vai nos consolidar no dia da angústia, só quem foi consolidado, quem consegue fazer de um discípulo um amigo ganhou um verdadeiro irmão para o dia da angústia, que é tudo o que precisamos. No dia da angústia não precisamos de um discípulo que só aprendeu, mas que use tudo o que aprendeu.

6. Não desistindo do discípulo

Certo homem mandou o jardineiro de sua casa jogar um pedaço de árvore cara que julgava estar ocupando espaço inutilmente. Um artista plástico pegou aquele tronco e fez uma bela águia. No dia da exposição de suas obras, um juiz, ao ver a águia, ficou maravilhado com sua beleza e comprou-a pelo valor R$ 25.000, ele disse que a águia era perfeita para o jardim da sua casa. "Onde você conseguiu essa madeira tão diferente?", perguntou. O artista respondeu: "no lixo". O Juiz disse só um louco jogaria aquela madeira. O artista respondeu: "eu peguei do lixo da sua casa".

Aquilo que era lixo se tornou parte do jardim. O discipulado é isso: muito lixo, mas o lixo aduba grandes árvores para dar bons frutos, após estar processado. Então, processe o lixo para que se torne adorno. Muita gente que é apenas um "tronco", tornar-se-á uma águia.


Apóstolos Renê Terra Nova

8 comentários:

Glória a Deus por essa palavra!!! Como temos aprendido que possamos aprender a ser verdadeiros discípulos, p q sejamos grandes líderes!
GBy
Abraçoos

Ahh... E qndo tivermos qualquer problema, que possamops ter a liberdade de correr p nosso líder e compartilhar com ele oq temos passado, pois com certeza, ele nos ajudará e trará suporte!

SHALOM!!!

Que bênção esse artigo Rildy! Muito importante para que nos lembremos sempre a aprendamos a cada dia a sermos verdadeiros discípulos...Deus abençoe!!
Abs

amem, só nao sei certo, mas agora é M12 isso, e acredito que com ele o proximo passo é ir alem do ministério e mobilizar as pessoas a firmar o governo do justo em nosso país, com principios da palavra, creio que como esses q foram falado.
show Rildy, abraços,
Godbless

sim sim Raian agora é M12, só que começou sendo G12, mas a palavra é uma benção sim....
mas a base é pricamente iguais ..
abraço amados...

massa essa palavra de quando o Apóstolo tinha 16 anos de idade iaushiUHISUhiUAHIUAHIUAh
brincadeira ;P
na verdade, aí está a essencia do M12... algumas mudanças melhoraram, mas a base continua sendo a mesma: discipulado e célula! Abraço, Deus abençoe!

Realmente era G12, aos comandos do César Castelhanos... Mas desde que mudou a liderança eh M12,na liderança: Ap. Rene T Nova! E todas as mudanças que aconteceram, foram só p melhor... Fazndo a visão crescer e cheguar aos quatros cantos da nação!
GBy

Que possamos ser verdadeiros discípulos de Cristo, obedecendo e cumprindo sempre seus mandamentos. Para que possamos ser líderes modelos assim como Cristo, que é nosso maior modelo de liderança.