Colunas

3 de agosto de 2011

Musicall #3: Derrotados pela fama

 
          A gente lê na Bíblia, que Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Também diz que todo ser que tem fôlego, tudo que tem vida, cante a DEUS. Logo, Ele não olha para a técnica ou afinação de quem está louvando, mas, para o coração. But... algumas pessoas, recebem um dom a mais nessa área, e, fico imaginando que Deus deve se deliciar ouvindo estes filhos louvar e engrandecer SEU nome.
O homem não nasceu para ser louvado, nem adorado. E nem a música foi criada para outra coisa senão engrandecer a Deus. Quer ver porque?
Sábado retrasado, eu tinha uma reunião com a gurizada que vai começar a fazer o louvor na Rede de Crianças, a maioria adolescente ainda, que estão formando uma banda nova. Como a gente trabalha com orientação, cobertura e discipulado, tava comentando com o pessoal, como o ser humano não é preparado para lidar com a fama, quantos músicos se afundam nas drogas, morrem cedo. Depois vem o Cris e me diz:
- Viu quem morreu hoje?
Me deu uma tristeza ao saber que a Amy Winehouse, tinha morrido. Que talento fora de série tinha aquela guria...Imaginei-a louvando ao Senhor.
Ela nasceu numa família judaica, teve ensinamentos, e provavelmente sabia que o louvor, a honra e a glória, são devidos somente a DEUS. Mas como muitos, foi enganada, seduzida pela fama, e quando alcançou o auge, mais que rapidamente veio a queda. Drogas, escândalos, prisões, relacionamentos frustrados e por fim a morte. Mais um cometa que passou por aqui. 27 anos. Que coincidência. Grandes lendas da música como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones e Kurt Cobain tinham esta mesma idade quando deixaram este mundo. O grande divisor de águas da guitarra, a primeira mulher a cantar rock de verdade, o maior poeta da historia do rock, o cara que fundou a maior banda de rock do mundo (Rolling Stones – não, não foi o Keith Richards, muito menos o Mick Jagger), e o cara que deu o gás que o rock tinha perdido havia anos e não tinha se dado por conta. E agora a mulher que elevou ao status de pop, gêneros quase obsoletos como o jazz, daquele cantado pelas grandes divas e o rhythm and blues, que o povão por aqui nem sabia que existiam.  Se foi.
Além da idade, todos estes tinham em comum, a vida desregrada e a ausência de Deus. O pecado faz separação entre o homem e Deus, diz a Bíblia.
Daí tem os que morreram de Aids, bêbados asfixiados no próprio vômito, ou os que continuam vivos, lutando contra vícios, casamentos destruídos, tentando lidar com o sucesso, cercados de gente nos shows, sozinhos em suas vidas vazias. E o povo, adorando, cultuando estas pessoas, que no fim não conseguem lidar com suas próprias vidas e acabam as abreviando. Pessoas, com problemas, com dificuldades, com frustrações e com sentimentos, como todo bom e velho ser humano é. Ah... sabe o que Amy disse? Que no fundo o que ela queria era ter família, filhos e ser feliz, longe do cotidiano em que vivia! Bem humano né?
DEUS é o único capaz de receber louvor e ser adorado sem se ensoberbecer. Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A ELE A GLÓRIA!!!

 Por Jaen Wilk
Coluna Musicall - ReDecisão 

5 comentários:

Um dos posts mais massa que ja li na minha vida! muito bom Jaen, Gloria a Deus, que é digno de honra e louvor!

Demaais o post galera!E algo que eu não consigo entender mesmo é como as pessoas podem adorar, idolatrar, desmaiar, passar mal(entre outros)diante de outra pessoa, artista etc... que coisa mais sem fundamento. Deus é o único digno de toda Honra e Glória, E NÃO SIMPLES PESSOAS ASSIM COMO NÓS QUE NA MAIORIA DAS VEZES NEM SABEM QUE EXISTIMOS! Só ELE nos dá vida e só Dele dependemos! Obs:admirar alguém é MUITO diferente de idolatrar alguém!

BAH! sensacional! muito bom o texto e ótima reflexão.
Precisamos saber quem eh o nosso referencial, e em quem devemos nos inspirar.
Com todas as nossas forças sejamos, em tudo q temos e somos, expressão de louvor a DEUS!
Por ELE, Para ELE!
PARABENS JAEN!

Isso tudo que aconteceu com a cantora Amy Winehouse é simplesmente o resumo daquilo que eu vivo falando: O ser humano precisa viver de aparência para se achar feliz! Foi a aparência que deixou ela assim. Eram os fãs que incentivavam-na a ser o que era. Tantas outras pessoas, "comuns", que são assim. O mundo vive de aparência. Seja intelectual, física ou material. Mas, muitas vezes, é a aparência que precede um desfecho trágico.

É, infelismente existem muitas Ammys e Kurts que ñ são famosos mas que tbm caminham para o abismo, ñ estejamos indiferentes, mas anunciemos a estes que existe um Deus que pode mudar tdo historico de fracassos e derrotas em vitórias.