Gerados para mudar a história de uma nação
O rei Josias, apesar de ter assumido o reinado quando ainda era uma criança, apenas oito anos, cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. O currículo do rei Josias mostra que é possível servir a Deus independente da idade, e ser íntegro e reto, independente da história familiar.
O rei Josias, apesar de ter assumido o reinado quando ainda era uma criança, apenas oito anos, cresceu e se tornou um rei que agradou o coração de Deus. O currículo do rei Josias mostra que é possível servir a Deus independente da idade, e ser íntegro e reto, independente da história familiar.
“O bisavô de Josias foi o rei Ezequias, homem temente a Deus. Ele, apesar de ser um rei de ações aprovadas, demonstrava ser ferido em suas emoções. A Bíblia relata que um dia ele ficou doente e recebeu a visita do profeta Isaías que lhe disse: “os teus dias estão contados”. O rei, ao ouvir tal notícia, chorou amargamente e pediu a Deus que ficasse curado. Então, o Senhor lhe concedeu mais 15 anos de vida e, nesse período, tornou-se um rei soberbo (Is 38). “Naqueles dias Ezequias adoeceu mortalmente; e orou ao Senhor, o qual lhe falou, e lhe deu um sinal. Mas não correspondeu Ezequias ao benefício que lhe fora feito; porque o seu coração se exaltou; por isso veio grande ira sobre ele, e sobre Judá e Jerusalém. Ezequias, porém, se humilhou pela exaltação do seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a grande ira do SENHOR não veio sobre eles, nos dias de Ezequias.” (II Cr 32:24-26)
O rei Ezequias gerou Manassés, um filho que desagradou em extremo a Deus levantando altares a ídolos falsos, postes-ídolos e restaurando todo nível de idolatria e paganismo. Um dia, ele acabou preso pelos assírios e levado para a Babilônia com um gancho no nariz e cadeias de bronze. Somente após esses acontecimentos, ele se converteu e começou a pensar no Deus de Israel. Manassés gerou Amom o qual teve um reinado pior que o do pai, mas ao contrário do pai em nenhum momento se rendeu a Deus, por consequente foi assassinado. Finalmente, Amom é sucedido pelo filho, Josias, que nasceu com o estigma de ser membro de uma família dessas.
Imagine como era a vida do rei Josias, a carga sobre o jovem rei. Imaginem uma criança com um histórico monárquico difícil desses e, ainda por cima, viver ouvindo e sendo criticado pelos simples fato de ser descendente da família de Ezequias... Isso é traumático, principalmente para uma criança!
Josias possuía um coração reto e buscou o Deus de Israel e não os deuses de seus pais. Com todo o estigma, todos os nomes horríveis que talvez tenha recebido por causa dos seus antepassados idólatras e que foram reis maus, ele conseguiu se recuperar e, mesmo na juventude, foi irrepreensível, encerrando todos os argumentos do diabo e se tornando um dos reis mais admiráveis da História.
Aos 8 anos de idade, Josias teve súdito. Tornou-se rei de Israel quando ainda era um menino. Com 16 anos, teve entendimento de que Deus era o Deus de Israel. Ainda moço, começou a buscar o Deus de Israel, temeu ao Senhor e reconstruiu a Casa de Deus. Restaurou todo o país, levantou conselheiros, restaurou o sacerdócio, o ministério profético, os levitas e restituiu a festa da Páscoa. Enquanto rei, ele não permitiu que nenhum altar levantado a deuses falsos ficasse de pé.
Josias fez uma aliança que marcou o seu ministério: celebrou a Páscoa. Nem Davi celebrou essa festa como Josias o fez.).
Deus confiou um ministério nas mãos de um jovem e ele não desperdiçou o que lhe foi estabelecido, apesar de ser tão novo. Podemos concluir que Josias era um jovem com uma visão madura.
No dia em que ele enviou seus súditos à profetisa Hulda, esta lhes disse que por causa do povo, o Senhor puniria toda a casa de Israel, mas porque o rei tinha uma vida irrepreensível, um coração íntegro e se humilhou perante Deus, o Senhor tirou a sentença de morte de sobre Israel e todo o país foi perdoado.
Temos muito o que aprender com esse rei que foi exemplo para o povo de Israel, e não apenas para eles, mas sua história de vida ministra-nos ainda nos dias de hoje. Deus conta conosco. Ele espera que tenhamos a mesma coragem de Josias. Então, seja você um atalaia do Reino, vença os traumas familiares e encerre todos os argumentos que o inimigo possa ter contra a sua vida.
Ao ler "Libertação" do Ap. Rene. Deus ministrou muito forte ao meu coração sobre esta palavra! Resolvi compartilhar com vcs! Pois creio que Deus quer falar com muitos! Pessoal sem dúvidas: fomos gerados para fazer a diferença! Não importa qm foram nossos pais, avós, bisavós... É a partir de nós que as coisas vão acontecer! E independente da idade Deus quer nos usar, basta nos disponibilizarmos! E que possamos ser irrepreensíveis como Josias foi... Pois imagine que Deus está prestes a punir sua família, mas ao olhar para você todos recebem livramento e salvação, pois és íntegro, tem um coração que ama a Deus, puro, reto, temente, próspero na presença e nos princícios...
Então, seja você um "Josias"
SHALOM
Jéssica Pompermaier
0 comentários:
Postar um comentário